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lluvia_tropical_de_verano_(2024)TRECHO
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Chuva tropical de verão | Lluvia tropical de verano

Dir.: Luiza Fagá, 13', 2024

diretora, fotógrafa e montadora | directora, fotógrafa y montadora

- MACBA Museo de arte contemporáneo de Barcelona - España

Um grupo de lésbicas nos reunimos para tentar descrever o momento em que entendemos que éramos sapatão, torta, arepera, bollera.
Caminhamos entre imagens de um arquivo a que não pertencemos e nos apropriamos delas.

Nós as tornamos nossas.

Passamos a fazer parte de: os alicerces de uma casa, um rio de lava, frutas polposas, uma casa em chamas, as quedas e os paraquedas, dar as  mãos, cortar as unhas e de todas as represas que se rompem.

Un grupo de lesbianas nos juntamos para intentar describir el momento en que entendimos que éramos sapatão, torta, arepera, bollera.
Caminamos entre imágenes de un archivo al que no pertenecemos y nos lo apropiamos.

Lo hacemos nuestro.

Pasamos a ser parte de: los cimientos de una casa, un río de lava, las frutas jugosas, una casa en llamas, las caídas y los paracaídas, darse las manos, cortarse las uñas y todas las represas que se rompen.

Itarakú | teaser
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Itakarú

Dir.: Luiza Fagá e Tau Luna Acosta, 43', 2024

co-diretora, fotógrafa e montadora | co-directora, fotógrafa y montadora

- Centre d'Art La Panera - Lleida, España

Se fosse possível imaginar um retorno ao que você considera “casa”, como seria?
Itakarú é um dispositivo documental que parte dessa pergunta para ativar a esperança como impulsora de transformação política. Seis colombianes LGBTQIA+ residentes em Barcelona embarcam em viagens imaginárias de regresso ao país de origem. O que se “documenta” é o latência singular de cada desejo – ou, em alguns casos, a impossibilidade, inclusive, de desejar.

Si fuera posible imaginar un regreso a lo que consideras "casa", ¿cómo sería?
Itakarú es un dispositivo documental que parte de esta pregunta para activar la esperanza como impulsora de transformación política. Seis colombianos LGTBQIA+ residentes en Barcelona embarcan en viajes imaginarios de regreso a su país de origen. Lo que se "documenta" es la latencia singular de cada deseo -o, en algunos casos, la imposibilidad de siquiera desear-.

Thanatos (2019)
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Tânato

Dir.: Luiza Fagá, 7', 2019

diretora, fotógrafa e montadora | directora, fotógrafa y montadora

- Festival de Cine Independiente de Ciudad de México - México

- FEST New Directors/New Films Festival - Espinho, Portugal

"As asas de cera, o vôo, sonhar-se pássaro / Delírios permitidos pela ética grega / Proibido é o sol / A moral do mito de Ícaro é a prudência".

Ícaro, o artista holandês Bas Jan Ader e o robô Knightscope K5 parecem ter algo em comum: a imprudência. Essa peça experimental versa sobre nosso impulso de vida e morte. A narrativa, baseada em anedotas tão profundas quando mundanas, combina material de arquivo e original.

“Las alas de cera, el vuelo, soñarse pájaro / Delirios permitidos por la ética griega / Prohibido es el sol / La moral del mito de Ícaro es la prudencia”.

Icaro, el artista holandés Bas Jan Ader, el robot Knightscope K5 parecen tener algo en común: la imprudencia. Esta pieza experimental versa sobre nuestro impulso de vida y muerte. La narrativa, basada en anécdotas tan profundas como mundanas, combina material de archivo y original.

Video installation - Hilda Hilst (Itaú Cultural, 2015)
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Hilda Hilst

Dir.: Luiza Fagá, 8', 2015

diretora, fotógrafa e montadora | directora, fotógrafa y montadora

- Ocupação Hilda Hilst - Instituto Itaú Cultural - São Paulo, Brasil

"A minha Casa é guardiã do meu corpo / E protetora de todas minhas ardências". Esta vídeo-instalação, feita para a mostra Ocupação Hilda Hilst (Itaú Cultural), combina material de arquivo acumulado ao longo de anos pelo escritor Mora Fuentes, amigo de Hilda que morava com ela na Casa do Sol, e imagens originais produzidas nesse mesmo espaço, tão sagrado para a autora e tão presente em sua obra.

“Mi casa es guardiana de mi cuerpo / Es protectora de todos mis ardores”. Esta video-instalación, hecha para la muestra Ocupação Hilda Hilst (Itaú Cultural), combina material de archivo acumulado a lo largo de años por el escritor Mora Fuentes, amigo de Hilda que vivía con ella en la Casa del Sol, e imágenes originales producidas en ese mismo espacio, tan sagrado para la autora y tan presente en su obra.

The present is an animal that lives in my stomach (Brazil / The Netherlands, 2013, 10’)
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O presente é um animal que habita o meu estômago |
El presente es un animal que vive en mi estómago

Dir.: Luiza Fagá, 8', 2015

diretora e montadora | directora y montadora

- Images Festival 2015 - Toronto, Canadá

- 20MIN|MAX Kurzfilmfestival 2014 - Ingolstadt, Alemanha

- Kratokfil Plus 2014 - Banja Luka, Bósnia e Herzegovina

Curta-metragem experimental feito inteiramente com material de arquivo. Versa sobre o tempo e questões fúteis e fundamentais da existência humana. É fruto de uma pesquisa artística em transcriação da literatura para o meio audiovisual.

Cortometraje experimental hecho íntegramente con material de archivo. Trata sobre el tiempo y cuestiones fútiles y fundamentales de la existencia humana. Fruto de una investigación artística en transición entre la literatura y el medio audiovisual.

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